domingo, 12 de janeiro de 2025

PRINCIPALES FIESTAS

PRINCIPALES  EVENTOS 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiv_asp0ay1c8edugvWte9oUKKnMGT6sDN8yY-VPnFM2tniivy6GTBemnUsAoye9_95d0KZKijBON4aa-eOVfSc_QX53MVQyPoi6hU0CHr2bGP6GuLR7lQ4nTVm0vXRvt9pTdhZTpVyf4vtSWjvfW4sYKMUcIXStaPMEdFaAUmm5q-cnTjqUs53bQ0Kbp0/s320/the-dates-you-need-to-know-in-.jpeg

1º de janeiro: Dia de Ano Novo

Assim como o Reino Unido, os espanhóis comemoram o primeiro dia do ano novo com um feriado bancário.

6 de janeiro: Dia de los Reyes Magos, Dia dos Três Reis Magos, Epifania

O Dia da Epifania celebra quando os Três Reis Magos trouxeram presentes a Jesus na Natividade. Ao contrário do Reino Unido, a maioria das crianças tem presentes na Epifania, embora alguns sejam abertos no dia de Natal. Na véspera da Epifania, as crianças deixam seus sapatos para serem enchidos com presentes.

28 de fevereiro: Dia da Andaluzia

Também conhecido como Dia da Andaluzia, este feriado regional marca o aniversário de um referendo realizado em 28 de fevereiro de 1980, no qual o eleitorado andaluz votou a favor do estatuto que tornou a Andaluzia uma comunidade autônoma da Espanha.

15 a 19 de março: Las Fallas

Las Fallas (A Festa do Fogo) é uma celebração tradicional realizada em comemoração a São José todos os anos na cidade de Valência. O termo Fallas se refere tanto à celebração quanto aos monumentos queimados durante a celebração.

19 de março: Dia de São José

Este dia sagrado é um feriado regional celebrado apenas em Castela-La Mancha, Galiza, La Rioja, Madrid, Melilha, Múrcia e Valenciana.

14 de abril: Domingo de Ramos e início da Semana Santa

A Semana Santa é uma celebração de uma semana durante a última semana da Quaresma, que antecede o fim de semana da Páscoa. Irmandades e fraternidades religiosas católicas realizam procissões de penitência nas ruas de quase todas as cidades e vilas espanholas. As celebrações mais glamorosas podem ser encontradas na Andaluzia, particularmente em Málaga e Sevilha, enquanto Castela e Leão veem as procissões mais sombrias. Uma característica comum na Espanha é o uso do nazareno ou túnica penitencial para alguns dos participantes das procissões. Esta vestimenta consiste em uma túnica, um capuz com uma ponta cônica usada para esconder o rosto do usuário e, às vezes, uma capa.

18 de abril: Quinta-feira Santa

A Quinta-feira Santa comemora a última ceia de Jesus com seus discípulos e geralmente é um feriado nacional em todas as regiões, exceto na Catalunha.

19 de abril: Sexta-feira Santa

Similarmente ao Reino Unido, a Sexta-feira Santa é um feriado nacional na Espanha que comemora a Crucificação de Jesus. Tradicionalmente, carne não é comida na Sexta-feira Santa.

22 de abril: Segunda-feira de Páscoa

O último dia da Semana Santa, a Segunda-feira de Páscoa, é um feriado nacional, assim como no Reino Unido.

12 a 17 de abril: Feria De Sevilla

A Feira da Primavera, a Feria, acontece duas semanas claras depois da Semana Santa. A Feria é um festival alegre com muita comida, bebida, música e dança.

12 de maio: Dia das Mães

Embora o Dia das Mães seja comemorado na maioria dos lugares do mundo, vale ressaltar que na Espanha ele é comemorado quase dois meses depois do que no Reino Unido.

Final de junho a julho: Festival Internacional de Música e Dança, Granada

Uma celebração do flamenco e da música clássica cujas origens remontam à década de 1880 e combinam a energia vibrante de violões espanhóis, castanholas e dançarinos de flamenco.

15 de maio: Festa de San Isidro, Madrid

O principal festival anual de Madri é San Isidro, que inclui nove dias de comemorações, bem como o início da temporada de touradas da capital. Madrileños vestidos com trajes tradicionais vão para a Plaza Mayor, onde há danças tradicionais e concertos ao ar livre. Casa de Campo, o grande parque ao sudoeste do centro, sedia shows de rock durante as fiestas e há vários eventos por toda a cidade.

6 a 14 de julho: Corrida de touros

As festas de San Fermin são celebradas em Irunea e Pamplona, ​​na região de Navarra, todos os anos. Elas se tornaram internacionalmente conhecidas por causa da corrida de touros, onde os touros são conduzidos pelas ruas do bairro antigo até a praça de touros por corredores.

15 de agosto: Assunção de Maria

Mais conhecida como Festa da Virgen de la Paloma na Espanha, a festa da Assunção é celebrada desde o século XVIII. As festividades começam em 11 de agosto e terminam no dia 15 com uma grande celebração nas ruas de Madri.

28 de agosto: La Tomatina

Este festival de guerra de comida bagunçado é realizado na última quarta-feira de agosto de cada ano na cidade de Bunol, perto de Valência. Milhares e milhares de pessoas vêm de todos os cantos do mundo para lutar na "Maior Guerra de Comida do Mundo", onde mais de cem toneladas de tomates maduros demais são jogados nas ruas.

12 de outubro: Dia Nacional Espanhol

A Fiesta Nacional de España é o dia nacional da Espanha. É realizada anualmente e é um feriado nacional. Ela comemora o aniversário da primeira chegada de Cristóvão Colombo às Américas, um dia também celebrado em alguns outros países, mas não no Reino Unido.

1º de novembro: Dia de Todos os Santos

Este feriado público em particular é centrado em lembrar familiares falecidos. A maioria das pessoas visitará os túmulos de parentes e os decorará com elaboradas exibições florais. As ruas ao redor dos cemitérios estarão lotadas de tráfego, vendedores de flores se alinham nas ruas e, em muitos lugares, serviços adicionais de transporte público são organizados.

6 de dezembro: Dia da Constituição

O Dia da Constituição comemora o Referendo Nacional de 1978 para aprovar o projeto de constituição que foi a porta de entrada para a democracia na Espanha. Cerca de 87% do povo espanhol votou a favor da Constituição.

8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição

A Festa da Imaculada Conceição, ou Dia de la Inmaculada Concepcion, como é conhecida na Espanha, é uma festa da Igreja Católica Romana. É um feriado nacional onde os católicos celebram a concepção milagrosa da Virgem Maria. Uma grande porcentagem da população espanhola é católica romana, então para muitas pessoas é considerado um dia importante.

26 de dezembro: Dia de Santo Estêvão

No Dia de Santo Estêvão, os trabalhadores em Barcelona, ​​Ilhas Baleares e Catalunha têm um dia de folga. É comum que amigos e familiares se juntem para uma refeição para celebrar o dia. As refeições típicas para a festa incluem um prato de macarrão Canelloni e sobras do dia de Natal.

28 de dezembro: Dia dos Santos Inocentes

Este é o equivalente espanhol do Dia da Mentira.

Este calendário definitivamente vale a pena ter em mente quando você estiver reservando reuniões importantes ou planejando viajar para qualquer lugar. Também vale a pena notar que os preços de hotéis e trens provavelmente aumentarão durante essas datas, então certifique-se de planejar com antecedência. Uma coisa é certa, porém, a XE ainda oferecerá excelentes taxas para transferências internacionais de dinheiro, seja qual for a época do ano.

MAPA MENTAL: LA VOZ PASIVA

 MAPA MENTAL: LA VOZ PASIVA




ELETIVA: BIENVENIDOS A LA BAHIA DE SAN SALVADOR - LÍNGUA ESPANHOLA PARA TURISMO E HOTELARIA

 Bienvenidos a la Bahía de San Salvador: língua espanhola para o turismo e hotelaria.

 

TÍTULO DA ELETIVA: Bienvenidos a la Bahía de San Salvador: Língua Espanhola para o Turismo e Hotelaria

AUTORES/AS:

REVISORES/AS:

ÁREA (S) DO CONHECIMENT0: Linguagens e suas tecnologias

               CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas     

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas 

 

                   EMENTA           

 

Desenvolvimento das habilidades de recepção e produção de gêneros discursivos em espanhol, escritos e orais, que circulam na esfera social do turismo, impressos ou digitais. Análise da intencionalidade discursiva, de particularidades formais e linguísticas de cada gênero, e dos efeitos de sentido projetados. Discussão dos diferentes tipos de turismo oferecidos na Bahia e no mundo hispano-falante. Levantamento do intercâmbio turístico entre a Bahia e países de fala hispana. Avaliação do impacto econômico e ambiental do turismo em Salvador, Bahia e região. Produção de um glossário voltado para turismo e hotelaria. Criação de cardápios, guias turísticos e avisos publicitários em espanhol. Uso da língua estrangeira como ferramenta de mediação e intervenção sociocultural.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr7rTDs155WoMFT8BHQVXVBOaqDN6Jmx1L3St9uC4D-5AzVLWWTUX_kyaWJwR9KC3U5YmOSihjHGAnqHSUxQS7n57cPNvuAhBqANxnl5ZaJgtMPnmwADn8nHpOJQtw7SlU4MnpONZhj2BoEocpNTW-IC4TFTp612yEcUzfQl8NTd0nkkmpAoPK8apEC4U/s320/elevador-lacerda_bahia_zarpo.jpg

APRESENTAÇÃO DA ELETIVA  

Este componente curricular eletivo apresenta o estudo da língua espanhola para fins específicos, com destaque para a área de turismo e hotelaria. Para tanto, o conhecimento da cultura e das variedades linguísticas do mundo de fala hispana adquire especial relevância, considerando o intenso intercâmbio turístico e migratório com a Bahia e o Brasil. Assim, resulta relevante uma abordagem metodológica que, partindo da leitura, atente para a análise de diferentes gêneros discursivos da área turística assim como para a comunicação em língua espanhola. Esta eletiva intenciona incentivar o interesse dos estudantes na área do turismo para o desenvolvimento de um possível projeto de vida.

                   OBJETIVO GERAL                     

Desenvolver habilidades de recepção e produção de textos orais e escritos em língua espanhola pertencentes à esfera social do turismo, com vistas a um futuro projeto de vida nesse campo de atuação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

       Investigar atividades profissionais na área do turismo e hotelaria, com ênfase no Cone Sul.

 

       Investigar os diferentes tipos de turismo disponíveis no contexto local e regional.

 

       Interpretar e produzir diversos gêneros discursivos que circulam na esfera turística, de forma a construir um repertório profissional.

 

       Identificar características culturais e interacionais da língua/cultura hispanoamericana em comparação com a língua/cultura da Bahia/Brasil.

 

       Distinguir a natureza heterogênea das línguas e culturas e a pluralidade constituinte das sociedades. 

 

       Exemplificar e comparar distintos aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos em espanhol e português. 

 

       Desenvolver a leitura e a fala, a escuta e a escrita em língua espanhola, a partir de uma abordagem comunicativa.

 

       Usar a língua espanhola para a criação de um portfólio turístico, constituído por guias, flyers, vídeos, avisos publicitários, entre outros gêneros.

 

       Planejar um passeio turístico local, que envolva a observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte.

 

       Desenvolver o letramento digital.

 

                   UNIDADE CURRICULAR           

Por seu caráter teórico-prático e investigativo, esta proposta se constitui em uma oficina de língua espanhola para o turismo e a hotelaria.

 

                   TEMAS TRANSVERSAIS DA ELETIVA                

 

Em sintonia com a Proposta de Práticas de Implementação dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta eletiva se situa no nível de complexidade intradisciplinar e propõe o cruzamento entre conteúdo e habilidades específicas da língua e cultura espanhola e brasileira com a área de turismo e hotelaria. Desta forma, se abordam os TCT de diversidade cultural e trabalho, temas que contribuem com a formação democrática e cidadã dos estudantes. 

 

Estes temas ainda se justificam porque refletem características locais, da Bahia, e da cidade de Salvador, que mantém um profícuo intercâmbio acadêmico, cultural, turístico e migratório com o mundo hispano-americano, em particular com o Cone Sul. Assim, a presente proposta de eletiva visa integrar a parte diversificada do currículo de ensino médio, uma vez que prevê o estudo de um aspecto regional, local, representativo da sociedade, da cultura e da economia em território baiano e sulamericano.

  

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS):

 

De acordo com a página das Nações Unidas Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. 

Nessa tessitura, a presente proposta de eletiva encontra afinidade com os seguintes ODS:

 

        ODS Nº4, Educação de qualidade, item 4.4: “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”.

        ODS Nº8, Trabalho decente e crescimento econômico, item 8.9: “Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais”.

        ODS Nº10, Redução das desigualdades, item 10.2: “Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra” .

        ODS Nº11, Cidades e comunidades sustentáveis, item 11.4: “Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo”.


EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

 

A eletiva proposta contempla os seguintes eixos estruturantes: 

1.      Investigação Científica.

2.      Processos criativos

3.      Mediação e intervenção sociocultural 4. Empreendedorismo 5.  

HABILIDADES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais. (EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES

Habilidade do Eixo Investigação Científica

(EMIFLGG01)

Investigar e analisar a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

 

Habilidade do Eixo Processos Criativos

(EMIFLGG05)

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

Habilidade do Eixo Mediação e intervenção sociocultural

(EMIFLGG08)

Selecionar e mobilizar conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre formas de interação e de atuação social, artístico-cultural ou ambiental, visando colaborar para o convívio democrático com a diversidade humana e para o cuidado com o meio ambiente.

Habilidade do Eixo Empreendedorismo

(EMIFLGG12)

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

 

                   OBJETOS DE CONHECIMENTO POR UNIDADE LETIVA:          

 

Objetos do Conhecimento da 1ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul.

        Turismo cultural, turismo de trabajo, turismo de estudio.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: o formulário, o folheto turístico e o aviso publicitário, nas versões impressa e digital.

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol;

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Comunicação de informações básicas e pessoais.

        Descrição de pessoas, profissões, alojamentos, instalações e de paisagens no presente.

        Pedidos, agradecimento, cumprimentos e despedidas formais e informais;    Formulários online.

        Reservas em hotéis e agências de viagens online;    Formas de pagamento online.

        Indicação e solicitação de direções e endereços online.

        Uso de tecnologias e aplicativos para o turismo. 

        Criação de um anúncio publicitário, impresso ou digital, para o turismo na região.

 

 Objetos do Conhecimento da 2ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul..

        Turismo desportivo, turismo religioso, turismo gastronómico.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: a receita e o cardápio, nas versões impressa e digital. 

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol.

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Narração de hábitos no presente.

        Descrição de hábitos alimentares regionais e tipos de comida.

        Planejamento utilizando o futuro.

        Alimentos típicos: ingredientes e receitas.

        Instruções para preparar um prato.

        Bebidas típicas e o valor social da bebida.

        Organização e elaboração de um cardápio, em formato multimodal.

        Uso de tecnologias e aplicativos para o turismo. 

 Objetos do Conhecimento da 3ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul.

        Turismo rural, turismo de aventura, turismo de descanso.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: o documentário ou vídeo informativo.

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol.

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Narração de eventos passados.

        Temporadas turísticas. 

        Meios de transporte e passagens.

        Formas de pagamento, números e moedas.

        As datas e a hora.

        Organização de viagens para distintos tipos de clientes, com procura de ofertas para reserva de transporte e hotel.

        Organização de uma excursão turística local, para observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte.

        Criação de um guia  turístico multimodal.

        Criação de um portfólio dos serviços turísticos oferecidos, fazendo uso dos diversos gêneros estudados, envolvendo diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; etc.).

 

 

 

METODOLOGIA

 

Uma abordagem metodológica condizente com as demandas da sociedade atual precisa incorporar o uso de tecnologias digitais, uma vez que nossos estudantes já se encontram imersos no mundo virtual e na cibercultura. A escola não deve se manter à margem dessa realidade. Como não dispomos de livro didático para esta eletiva, o professor deverá lançar mão da sua criatividade e autonomia na elaboração do próprio material, tendo a ética, a liberdade, a democracia, a justiça social, a pluralidade, a solidariedade e a sustentabilidade como princípios norteadores. 

 

Assim, nossa proposta metodológica para a Oficina de espanhol para turismo e hotelaria se nutre das discussões e conceituações desenvolvidas em torno ao enfoque sociocultural da linguagem, o letramento digital e as metodologias ativas. 

 

Por um lado, entendemos que por se tratar de um componente curricular de língua espanhola, deve-se privilegiar o enfoque sociocultural da linguagem. Isto quer dizer priorizar a noção de linguagem na sua natureza dialógica, histórica e comunicativa; que envolve não apenas aspectos cognitivos individuais mas condições de produção dos textos, interlocutores e as instituições onde estes circulam. Desta forma, o texto é compreendido como uma atividade social contextualizada, que requer não só acionar estratégias cognitivas de leitura mas também distinguir o propósito do leitor, a intencionalidade do texto, e os gêneros do discurso em suas duas dimensões: sua forma e particularidades linguísticas e as esferas de atividade social onde circulam (o âmbito do turismo, educação, religião, justiça, cotidiano, etc.) Nossa proposta de eletiva se situa no campo de atividade social do turismo e hotelaria, na qual circulam gêneros como orçamentos, reservas, contratos de prestação de serviços, comprovantes de compra, passagens, formulário de registro de hóspedes, flyers e vídeos informativos, anúncios publicitários, documentários, sites de reservas de hotelaria, cardápios, guias turísticos, entre outros, tanto na modalidade impressa como digital. Além do mais, tratase de uma área inter/transdisciplinar, posto que se encontra com a história, a geografia, a economia, o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente, a cultura. Esta concepção de língua encontra sustento nos preceitos didático-pedagógicos do interacionismo sociodiscursivo.

 

Por outro lado, em acordo com Carla Coscarelli (2016, p.16), entendemos que a inserção de tecnologias digitais na vida cotidiana dos estudantes tem gerado, além de mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas, grandes mudanças nas práticas de leitura. Para Coscarelli (2016, p.16) isto se deve à emergência de textos híbridos, que associam ícones, sons, imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos, modificando o processamento de informações e a construção de significados. Ao mesmo tempo, a tela passou a ser o principal suporte para a reconfiguração dos objetos de leitura, e a internet, o ambiente para o desenvolvimento de novas formas de participação e hábitos de leitura, ubíquos, plurais, menos hierárquicos e menos lineares (Coscarelli, 2016, p. 16) Ainda concordamos com Coscarelli em que, conectados à internet, temos acesso a inúmeros textos de gêneros diferentes, com discursos de etnias, religiões, ideologias, culturas idiomas e contextos diferentes. Assim, as habilidades tradicionais de ouvir e falar, ler e escrever, se realizam mediante uma grande variedade de gêneros discursivos, que se apresentam em múltiplos suportes, por estarem imersos na cultura digital. 

 

Esta realidade traz para a educação a responsabilidade de formar novos leitores. Para Coscarelli (2016, p.21) já não é suficiente desenvolver uma pedagogia para o letramento impresso, mas é preciso preparar os estudantes para o letramento digital, com competências e formas de pensar adicionais. E acrescenta que o desafio consiste em incorporar ao ensino da leitura não só textos em diferentes mídias (jornais impressos e digitais, formulários online, músicas, sites, blogs, e outros), mas também formas de lidar com eles. 

 

Para a autora, a multiplicidade de textos que transitam pela rede demandam, para além das habilidades requeridas na leitura do impresso, habilidades de navegação adicionais e a construção de associações, projeções e inferências rápidas e eficazes. Por exemplo, o usuário/leitor precisa compreender a função dos links e identificar ícones e signos próprios do ambiente digital, como curtir e comentar no Facebook, selecionar emoticons no Whatsapp, inserir imagens, enviar fotos, publicar comentários. Assim, conclui que o letramento digital exige tanto a apropriação da tecnologia (por exemplo, como usar o mouse, o teclado, a barra de rolagem, etc.) quanto o desenvolvimento da habilidade de produzir associações e compreender a interação nos espaços multimidiáticos (por exemplo, selecionar conteúdo para uma rede de relacionamentos, distinguir informação relevante e confiável na internet, navegar em um site de pesquisa, construir um blog, usar a linguagem mais apropriada em emails pessoais e profissionais).

 

Nesta tessitura, concordamos com Bacich e Moran (2018) em que é preciso trazer para o âmbito educacional novas metodologias com base em atividades, desafios, problemas e jogos, para estimular a autonomia e a colaboração dos estudantes na aprendizagem. Estas metodologias permitem que cada estudante aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com sua necessidade, além de aprender também com os outros estudantes em grupos e projetos, sob supervisão de professores orientadores. Para os autores, a aprendizagem se constrói num processo equilibrado entre a elaboração coletiva, por meio da colaboração em grupos, e a personalizada, onde cada estudante segue um percurso individualizado. Ainda para os autores a aprendizagem acontece nesse movimento fluido e constante entre a comunicação grupal e a individual, em um processo de reelaboração permanente. 

 

Considerando a estrutura disciplinar do currículo escolar, sugerimos priorizar um envolvimento maior dos estudantes com sua própria aprendizagem mediante a adoção de metodologias ativas, em particular a denominada aprendizagem por projetos (PBL, em inglês). De acordo com Marcela Lorenzoni (2020) a PBL relaciona a construção de conhecimento à investigação e a proposta de soluções para situações reais, unindo de forma inseparável o aprender e o fazer. Nesta metodologia, não cabe ao professor expor todo o conteúdo, senão que são os próprios estudantes que vão à procura dos conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do professor no papel de facilitador. Como cada estudante realiza seu próprio percurso investigativo para atingir uma meta comum ao grupo, a PBL permite trabalhar a inter/transdisciplinariedade, envolvendo competências e temáticas de diversos componenetes curriclares escolares. Esta metodologia propicia a autonomia dos estudantes, incentiva a curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal. É na fase final, com a produção de resultados, que a tecnologia se faz mais presente no processo, uma vez que os estudantes podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo tabelas e (info)gráficos, vídeos, etc. Lorenzoni (2020) descreve os sete passos constituintes da PBL: 1. Pergunta motivadora; 2. Desafio proposto; 3. Pesquisa e conteúdo; 4. Cumprindo o desafio; 5. Reflexão e feedback; 6. Resposta à pergunta inicial; 7. Avaliação do aprendizado. 

 

Apresentamos a seguir um exemplo de projeto para nosso componenete curricular eletivo (Adaptado de https://revistadigital.inesem.es/idiomas/aprendizaje-basado-en-proyectosaplicacion-en-clase-de-ele/) 

 

A PBL supõe que o estudante aborde um tema do próprio interesse mediante um  projeto criado por ele mesmo sobre um problema concreto da vida real. A PBL nas aulas de espanhol supõe pela sua vez que o projeto promova um processo de imersão cultural e linguística, mediante pesquisa e reflexão, realizado em grupos de trabalho. A interação entre os membros do grupo supõe o uso constante da língua espanhola, o que deve levar ao desenvolvimento das habilidades receptivas e produtivas. Uma vez realizado, os estudantes apresentam o resultado ou o produto final do projeto para a turma. 

 

 

Título:

Um menú tipicamente baiano

 

Tempo de realização

O tempo estimado é de quatro semanas, oito dias de aula. 

 

Pergunta  motivadora ou situação problema

Como apresentar pratos típicos baianos e turistas procedentes do mundo hispânico. 

 

 

             

Desafio proposto

Criar um cardápio comentado em espanhol, descrevendo a história dos pratos e a forma de preparação, para um restaurante local que oferece comida típica. O projeto consiste em selecionar os pratos que irão compor o cardápio – entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas, narrar parte da sua história e oferecer a receita com as instruções de preparação. 

 

Pesquisa e conteúdo

 

Os estudantes pesquisam em internet sobre pratos típicos de diferentes regiões da Bahia, sua história, e a forma de preparação. Também devem pesquisar sobre alimentos, itens de cozinha, verbos relativos às atividades culinárias em língua espanhola, sobre o turismo proveniente do mundo hispânico, frequência, volume, origem dos turistas. 

 

Cumprindo o desafio

Os estudantes socializam os resultados da pesquisa. O professor dá assistência aos diferentes grupos na seleção dos pratos do cardápio e das imagens a serem utilizadas. 

 

Neste momento o professor pode apresentar e sistematizar questões relativas à língua espanhola  necessárias para a descrição dos pratos e para as instruções de preparação. 

 

Os grupos procedem na criação do cardápio, impresso ou digital, incluindo imagens, diferentes tipografias, refletindo sobre a distribuição de imagem e texto e seus efeitos de sentido, com a orientação do professor.

 

A continuação o professor pode apresentar e sistematizar questões relativas à língua espanhola  necessárias para a cena no restaurante, ativando conhecimentos sobre cumprimentos, agradecimentos, despedidas, formas de pedir um serviço, formas de responder a um pedido, o registro formal e informal na interação e suas implicações pragmáticas. 

Os grupos procedem na criação da cena, refletindo sobre a escolha do registro formal e informal. O professor também pode, neste momento, dar assistência personalizada a estudantes e grupos na preparação da cena no restaurante.

 

Os estudantes apresentam a cena num restaurante, a partir da chegada de um grupo de turistas que desejam experimentar comida baiana. Esta atividade permite que os estudantes coloquem em prática o aprendido.

 

Reflexão e feedback

 

Momento em que se realiza uma primeira revisão e avaliação do cardápio elaborado e das descrições e receitas em língua espanhola, assim como das simulações. 

 

 

Resposta à pergunta

inicial

 

Apresentação dos cardápios elaborados pelos diferentes grupos de estudantes para a turma, ou para a comunidade escolar.

Avaliação do aprendizado

Autoavaliação do desempenho individual e grupal, e avaliação geral da atividade.

 

 

Para finalizar, ressaltamos que a elaboração de uma sequência didática que contemple esta abordagem metodológica requer de pesquisa, estudo e aprofundamento por parte do professor. Na bibliografia oferecemos algumas possíveis leituras. Em sintonia com esta abordagem, sugerimos como possíveis atividades complementares visitas presenciais e/ou virtuais a Centros Históricos/Centros de Informação e empresas de serviços que atendam o turismo; visitas virtuais aos endereços eletrônicos de jornais, revistas, televisão e órgãos de países hispano-falantes que tenham a seção turismo; leitura de diversos gêneros discursivos do campo de atuação social; utilização do kahoot para práticas de vocabulário e demais ferramentas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas; produção textual multimodal voltada para turismo e hotelaria. 

 

Concluindo, entendemos que o interacionismo sociodiscursivo, o letramento digital e a aprendizagem baseada em projetos constitui uma abordagem metodológica que atende tanto a concepção de língua adotada quanto às demandas educacionais contemporâneas.  

 

PRODUTOS:

 

Como fruto das ações desenvolvidas nesta proposta, sugerimos uma apresentação da pesquisa na área de turismo e hotelaria e sua relação com o visitante hispano-falante; uma roda de conversa com especialistas convidados; simulação de diálogos de situações de atendimento ao visitante hispano-falante; criação de um portfólio turístico em língua espanhola, constituído por guias, flyers, vídeos, avisos publicitários, entre outros gêneros; planejamento de um passeio turístico local, que envolva a observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte, entre outras possibilidades. No entanto, se recomenda que o professor fique aberto a sugestões dos próprios estudantes e aos desdobramentos do trabalho realizado.

 

PROPOSTAS PARA SOCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS:  

As produções dos estudantes poderão ser socializadas na comunidade escolar através de uma exposição sobre turismo e hotelaria na Bahia, explicitando suas potencialidades, a cultura local, o mercado de serviços, ideias de empreendedorismo, dentre outros aspectos, todos voltados para as 21 nacionalidades hispano-falante que podem visitar nosso estado, sempre tentando trazer as aproximações e o respeito pelas diferenças. Esta exposição poderá ser realizada no formato presencial ou online.

                   PROCESSOS AVALIATIVOS:     

A avaliação dos estudantes será processual e somativa, em atenção a questões linguísticodiscursivas e de produção em línguas espanholas. Porém, de acordo com a metodologia por projetos, se avaliará também o trabalho prévio colaborativo, tendo como resultado a realização de um seminário, um portfólio e uma exposição.

RECURSOS:

No que diz respeito ao espaço para o desenvolvimento da eletiva, podemos considerar a sala de aula e o ambiente virtual de aprendizagem, dependendo da disponibilidade dos estudantes. Quanto aos materiais, a eletiva irá requerer uma sala equipada com notebooks/computadores e conexão à internet, aplicativos para edição de imagem, som e vídeo, além de materiais como dicionário bilíngue, mapas, infográficos, cartazes físicos e/ou virtuais, e os tradicionais cadernos, pastas e portfólios, físicos ou virtuais. Por último, quanto aos recursos humanos, o componente curricular eletiv precisará do professor com licenciatura em língua espanhola, e poderá contar com convidados hispano-falantes, convidados especialistas da área de turismo e hotelaria que possam contribuir.

 

FONTES DE INFORMAÇÃO      

Sugerimos aqui alguns recursos e leituras que podem vir a contribuir com o trabalho do professor e a autonomia dos estudantes.

 

Gêneros diversos de interesse para o componente curricular eletiva

 

                   “Volvió    Maitena,    filósofa    y    reflexiva”,    La    Nación,    27-04-2008,    disponível    em:

//www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1007861

 

Panfleto “Promoción Aniversario Viaje Centenario – 100 años El Ateneo”.

 

Texto             “¿Cuántos       acentos           diferentes       hay      en        Latinoamérica?”           disponível       em: http://lexiophiles.com/espanhol;

 

Curta “Castellano x Español, Acentos en España y El acento neutral mexicano” adaptado e disponível em www.youtube.com;

 

Trailer “Diario de motocicleta” disponível em www.youtube.com;

 

Letra de        música            “No      me       compare”        de        Alejandro        Sanz     disponível           em www.letrasecifras.terra.com.

 

Texto “La importancia de los servicios generales para la empresa moderna” disponível em http://www.gestiopolis.com/administracion-estrategia/servicios-generales-personalempresa-moderna.htm

Sitios de interés sobre turismo y viajes

 https://www.lavanguardia.com/ocio/viajes

https://www.ngenespanol.com/

 https://www.entornoturistico.com/category/libros-de-turismo-en-pdf/

 https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/congresso-latino-americano-da-pastoraldo-turismo-vai-ate-sabado-17-em-salvador/

 https://www.hoteis.com/articles/ar003637/guia-da-cidade-de-salvador-historia-tradicao-ebelezas-naturais/

 http://www.bahia.com.br/

 http://www.bahia.com.br/zonas-turisticas/

 http://www.bahia.ba.gov.br/2018/04/noticias/turismo/bahia-intensifica-acao-promocionalem-busca-do-turista-latino-americano/

 https://portalturismototal.com.br/index.php/bahia-2/page/47/

 

Canais no Youtube  

 

Un Mundo inmenso - https://www.youtube.com/channel/UCdwdFOhBP9CoAOlHDTmTxaw

 Fernando de Noronha, la isla donde está prohibido nacer - https://www.youtube.com/watch?v=x4Wl6FSMmYY

 Islas Malvinas, el archipiélago más disputado - https://www.youtube.com/watch?v=QsiRFAnzD3Y

 Isla de Queimada Grande, el lugar más peligroso del mundo - https://www.youtube.com/watch?v=48X6Uf0USdw

 Waman Adventures - https://www.youtube.com/channel/UCTi_B-8yZIQzw1aPTJ6cEzg

 Destinos turísticos para visitar en Perú en 2021 - https://www.youtube.com/watch?v=25M9gaExDz8

 Farallones de Tecsecocha Cusco - https://www.youtube.com/watch?v=7NBQS5570f0

 

Recomendações

 El ABC del turismo - https://www.youtube.com/watch?v=DaOmtOBIg3Q&t=1s

 

SANCHO, Amparo. (org.) Introducción al turismo. Disponível em:

http://www.bogotaturismo.gov.co/sites/default/files/apoyo_bibliografico_abc_del_turismo.

pdf

 

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; ANSARAH, Marília. (Orgs.). Turismo. Como aprender, como ensinar. São Paulo: Editora Senac, 2003.

 

PRINCIPALES FIESTAS

PRINCIPALES  EVENTOS    Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiv_asp0ay1c8edugvWte9oUKKnMGT6sDN8yY-VPnFM2tniivy6G...