domingo, 12 de janeiro de 2025

ELETIVA: BIENVENIDOS A LA BAHIA DE SAN SALVADOR - LÍNGUA ESPANHOLA PARA TURISMO E HOTELARIA

 Bienvenidos a la Bahía de San Salvador: língua espanhola para o turismo e hotelaria.

 

TÍTULO DA ELETIVA: Bienvenidos a la Bahía de San Salvador: Língua Espanhola para o Turismo e Hotelaria

AUTORES/AS:

REVISORES/AS:

ÁREA (S) DO CONHECIMENT0: Linguagens e suas tecnologias

               CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas     

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas 

 

                   EMENTA           

 

Desenvolvimento das habilidades de recepção e produção de gêneros discursivos em espanhol, escritos e orais, que circulam na esfera social do turismo, impressos ou digitais. Análise da intencionalidade discursiva, de particularidades formais e linguísticas de cada gênero, e dos efeitos de sentido projetados. Discussão dos diferentes tipos de turismo oferecidos na Bahia e no mundo hispano-falante. Levantamento do intercâmbio turístico entre a Bahia e países de fala hispana. Avaliação do impacto econômico e ambiental do turismo em Salvador, Bahia e região. Produção de um glossário voltado para turismo e hotelaria. Criação de cardápios, guias turísticos e avisos publicitários em espanhol. Uso da língua estrangeira como ferramenta de mediação e intervenção sociocultural.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr7rTDs155WoMFT8BHQVXVBOaqDN6Jmx1L3St9uC4D-5AzVLWWTUX_kyaWJwR9KC3U5YmOSihjHGAnqHSUxQS7n57cPNvuAhBqANxnl5ZaJgtMPnmwADn8nHpOJQtw7SlU4MnpONZhj2BoEocpNTW-IC4TFTp612yEcUzfQl8NTd0nkkmpAoPK8apEC4U/s320/elevador-lacerda_bahia_zarpo.jpg

APRESENTAÇÃO DA ELETIVA  

Este componente curricular eletivo apresenta o estudo da língua espanhola para fins específicos, com destaque para a área de turismo e hotelaria. Para tanto, o conhecimento da cultura e das variedades linguísticas do mundo de fala hispana adquire especial relevância, considerando o intenso intercâmbio turístico e migratório com a Bahia e o Brasil. Assim, resulta relevante uma abordagem metodológica que, partindo da leitura, atente para a análise de diferentes gêneros discursivos da área turística assim como para a comunicação em língua espanhola. Esta eletiva intenciona incentivar o interesse dos estudantes na área do turismo para o desenvolvimento de um possível projeto de vida.

                   OBJETIVO GERAL                     

Desenvolver habilidades de recepção e produção de textos orais e escritos em língua espanhola pertencentes à esfera social do turismo, com vistas a um futuro projeto de vida nesse campo de atuação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

       Investigar atividades profissionais na área do turismo e hotelaria, com ênfase no Cone Sul.

 

       Investigar os diferentes tipos de turismo disponíveis no contexto local e regional.

 

       Interpretar e produzir diversos gêneros discursivos que circulam na esfera turística, de forma a construir um repertório profissional.

 

       Identificar características culturais e interacionais da língua/cultura hispanoamericana em comparação com a língua/cultura da Bahia/Brasil.

 

       Distinguir a natureza heterogênea das línguas e culturas e a pluralidade constituinte das sociedades. 

 

       Exemplificar e comparar distintos aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos em espanhol e português. 

 

       Desenvolver a leitura e a fala, a escuta e a escrita em língua espanhola, a partir de uma abordagem comunicativa.

 

       Usar a língua espanhola para a criação de um portfólio turístico, constituído por guias, flyers, vídeos, avisos publicitários, entre outros gêneros.

 

       Planejar um passeio turístico local, que envolva a observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte.

 

       Desenvolver o letramento digital.

 

                   UNIDADE CURRICULAR           

Por seu caráter teórico-prático e investigativo, esta proposta se constitui em uma oficina de língua espanhola para o turismo e a hotelaria.

 

                   TEMAS TRANSVERSAIS DA ELETIVA                

 

Em sintonia com a Proposta de Práticas de Implementação dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta eletiva se situa no nível de complexidade intradisciplinar e propõe o cruzamento entre conteúdo e habilidades específicas da língua e cultura espanhola e brasileira com a área de turismo e hotelaria. Desta forma, se abordam os TCT de diversidade cultural e trabalho, temas que contribuem com a formação democrática e cidadã dos estudantes. 

 

Estes temas ainda se justificam porque refletem características locais, da Bahia, e da cidade de Salvador, que mantém um profícuo intercâmbio acadêmico, cultural, turístico e migratório com o mundo hispano-americano, em particular com o Cone Sul. Assim, a presente proposta de eletiva visa integrar a parte diversificada do currículo de ensino médio, uma vez que prevê o estudo de um aspecto regional, local, representativo da sociedade, da cultura e da economia em território baiano e sulamericano.

  

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS):

 

De acordo com a página das Nações Unidas Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. 

Nessa tessitura, a presente proposta de eletiva encontra afinidade com os seguintes ODS:

 

        ODS Nº4, Educação de qualidade, item 4.4: “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”.

        ODS Nº8, Trabalho decente e crescimento econômico, item 8.9: “Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais”.

        ODS Nº10, Redução das desigualdades, item 10.2: “Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra” .

        ODS Nº11, Cidades e comunidades sustentáveis, item 11.4: “Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo”.


EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

 

A eletiva proposta contempla os seguintes eixos estruturantes: 

1.      Investigação Científica.

2.      Processos criativos

3.      Mediação e intervenção sociocultural 4. Empreendedorismo 5.  

HABILIDADES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais. (EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES

Habilidade do Eixo Investigação Científica

(EMIFLGG01)

Investigar e analisar a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

 

Habilidade do Eixo Processos Criativos

(EMIFLGG05)

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

Habilidade do Eixo Mediação e intervenção sociocultural

(EMIFLGG08)

Selecionar e mobilizar conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre formas de interação e de atuação social, artístico-cultural ou ambiental, visando colaborar para o convívio democrático com a diversidade humana e para o cuidado com o meio ambiente.

Habilidade do Eixo Empreendedorismo

(EMIFLGG12)

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

 

                   OBJETOS DE CONHECIMENTO POR UNIDADE LETIVA:          

 

Objetos do Conhecimento da 1ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul.

        Turismo cultural, turismo de trabajo, turismo de estudio.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: o formulário, o folheto turístico e o aviso publicitário, nas versões impressa e digital.

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol;

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Comunicação de informações básicas e pessoais.

        Descrição de pessoas, profissões, alojamentos, instalações e de paisagens no presente.

        Pedidos, agradecimento, cumprimentos e despedidas formais e informais;    Formulários online.

        Reservas em hotéis e agências de viagens online;    Formas de pagamento online.

        Indicação e solicitação de direções e endereços online.

        Uso de tecnologias e aplicativos para o turismo. 

        Criação de um anúncio publicitário, impresso ou digital, para o turismo na região.

 

 Objetos do Conhecimento da 2ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul..

        Turismo desportivo, turismo religioso, turismo gastronómico.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: a receita e o cardápio, nas versões impressa e digital. 

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol.

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Narração de hábitos no presente.

        Descrição de hábitos alimentares regionais e tipos de comida.

        Planejamento utilizando o futuro.

        Alimentos típicos: ingredientes e receitas.

        Instruções para preparar um prato.

        Bebidas típicas e o valor social da bebida.

        Organização e elaboração de um cardápio, em formato multimodal.

        Uso de tecnologias e aplicativos para o turismo. 

 Objetos do Conhecimento da 3ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul.

        Turismo rural, turismo de aventura, turismo de descanso.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: o documentário ou vídeo informativo.

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol.

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Narração de eventos passados.

        Temporadas turísticas. 

        Meios de transporte e passagens.

        Formas de pagamento, números e moedas.

        As datas e a hora.

        Organização de viagens para distintos tipos de clientes, com procura de ofertas para reserva de transporte e hotel.

        Organização de uma excursão turística local, para observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte.

        Criação de um guia  turístico multimodal.

        Criação de um portfólio dos serviços turísticos oferecidos, fazendo uso dos diversos gêneros estudados, envolvendo diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; etc.).

 

 

 

METODOLOGIA

 

Uma abordagem metodológica condizente com as demandas da sociedade atual precisa incorporar o uso de tecnologias digitais, uma vez que nossos estudantes já se encontram imersos no mundo virtual e na cibercultura. A escola não deve se manter à margem dessa realidade. Como não dispomos de livro didático para esta eletiva, o professor deverá lançar mão da sua criatividade e autonomia na elaboração do próprio material, tendo a ética, a liberdade, a democracia, a justiça social, a pluralidade, a solidariedade e a sustentabilidade como princípios norteadores. 

 

Assim, nossa proposta metodológica para a Oficina de espanhol para turismo e hotelaria se nutre das discussões e conceituações desenvolvidas em torno ao enfoque sociocultural da linguagem, o letramento digital e as metodologias ativas. 

 

Por um lado, entendemos que por se tratar de um componente curricular de língua espanhola, deve-se privilegiar o enfoque sociocultural da linguagem. Isto quer dizer priorizar a noção de linguagem na sua natureza dialógica, histórica e comunicativa; que envolve não apenas aspectos cognitivos individuais mas condições de produção dos textos, interlocutores e as instituições onde estes circulam. Desta forma, o texto é compreendido como uma atividade social contextualizada, que requer não só acionar estratégias cognitivas de leitura mas também distinguir o propósito do leitor, a intencionalidade do texto, e os gêneros do discurso em suas duas dimensões: sua forma e particularidades linguísticas e as esferas de atividade social onde circulam (o âmbito do turismo, educação, religião, justiça, cotidiano, etc.) Nossa proposta de eletiva se situa no campo de atividade social do turismo e hotelaria, na qual circulam gêneros como orçamentos, reservas, contratos de prestação de serviços, comprovantes de compra, passagens, formulário de registro de hóspedes, flyers e vídeos informativos, anúncios publicitários, documentários, sites de reservas de hotelaria, cardápios, guias turísticos, entre outros, tanto na modalidade impressa como digital. Além do mais, tratase de uma área inter/transdisciplinar, posto que se encontra com a história, a geografia, a economia, o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente, a cultura. Esta concepção de língua encontra sustento nos preceitos didático-pedagógicos do interacionismo sociodiscursivo.

 

Por outro lado, em acordo com Carla Coscarelli (2016, p.16), entendemos que a inserção de tecnologias digitais na vida cotidiana dos estudantes tem gerado, além de mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas, grandes mudanças nas práticas de leitura. Para Coscarelli (2016, p.16) isto se deve à emergência de textos híbridos, que associam ícones, sons, imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos, modificando o processamento de informações e a construção de significados. Ao mesmo tempo, a tela passou a ser o principal suporte para a reconfiguração dos objetos de leitura, e a internet, o ambiente para o desenvolvimento de novas formas de participação e hábitos de leitura, ubíquos, plurais, menos hierárquicos e menos lineares (Coscarelli, 2016, p. 16) Ainda concordamos com Coscarelli em que, conectados à internet, temos acesso a inúmeros textos de gêneros diferentes, com discursos de etnias, religiões, ideologias, culturas idiomas e contextos diferentes. Assim, as habilidades tradicionais de ouvir e falar, ler e escrever, se realizam mediante uma grande variedade de gêneros discursivos, que se apresentam em múltiplos suportes, por estarem imersos na cultura digital. 

 

Esta realidade traz para a educação a responsabilidade de formar novos leitores. Para Coscarelli (2016, p.21) já não é suficiente desenvolver uma pedagogia para o letramento impresso, mas é preciso preparar os estudantes para o letramento digital, com competências e formas de pensar adicionais. E acrescenta que o desafio consiste em incorporar ao ensino da leitura não só textos em diferentes mídias (jornais impressos e digitais, formulários online, músicas, sites, blogs, e outros), mas também formas de lidar com eles. 

 

Para a autora, a multiplicidade de textos que transitam pela rede demandam, para além das habilidades requeridas na leitura do impresso, habilidades de navegação adicionais e a construção de associações, projeções e inferências rápidas e eficazes. Por exemplo, o usuário/leitor precisa compreender a função dos links e identificar ícones e signos próprios do ambiente digital, como curtir e comentar no Facebook, selecionar emoticons no Whatsapp, inserir imagens, enviar fotos, publicar comentários. Assim, conclui que o letramento digital exige tanto a apropriação da tecnologia (por exemplo, como usar o mouse, o teclado, a barra de rolagem, etc.) quanto o desenvolvimento da habilidade de produzir associações e compreender a interação nos espaços multimidiáticos (por exemplo, selecionar conteúdo para uma rede de relacionamentos, distinguir informação relevante e confiável na internet, navegar em um site de pesquisa, construir um blog, usar a linguagem mais apropriada em emails pessoais e profissionais).

 

Nesta tessitura, concordamos com Bacich e Moran (2018) em que é preciso trazer para o âmbito educacional novas metodologias com base em atividades, desafios, problemas e jogos, para estimular a autonomia e a colaboração dos estudantes na aprendizagem. Estas metodologias permitem que cada estudante aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com sua necessidade, além de aprender também com os outros estudantes em grupos e projetos, sob supervisão de professores orientadores. Para os autores, a aprendizagem se constrói num processo equilibrado entre a elaboração coletiva, por meio da colaboração em grupos, e a personalizada, onde cada estudante segue um percurso individualizado. Ainda para os autores a aprendizagem acontece nesse movimento fluido e constante entre a comunicação grupal e a individual, em um processo de reelaboração permanente. 

 

Considerando a estrutura disciplinar do currículo escolar, sugerimos priorizar um envolvimento maior dos estudantes com sua própria aprendizagem mediante a adoção de metodologias ativas, em particular a denominada aprendizagem por projetos (PBL, em inglês). De acordo com Marcela Lorenzoni (2020) a PBL relaciona a construção de conhecimento à investigação e a proposta de soluções para situações reais, unindo de forma inseparável o aprender e o fazer. Nesta metodologia, não cabe ao professor expor todo o conteúdo, senão que são os próprios estudantes que vão à procura dos conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do professor no papel de facilitador. Como cada estudante realiza seu próprio percurso investigativo para atingir uma meta comum ao grupo, a PBL permite trabalhar a inter/transdisciplinariedade, envolvendo competências e temáticas de diversos componenetes curriclares escolares. Esta metodologia propicia a autonomia dos estudantes, incentiva a curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal. É na fase final, com a produção de resultados, que a tecnologia se faz mais presente no processo, uma vez que os estudantes podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo tabelas e (info)gráficos, vídeos, etc. Lorenzoni (2020) descreve os sete passos constituintes da PBL: 1. Pergunta motivadora; 2. Desafio proposto; 3. Pesquisa e conteúdo; 4. Cumprindo o desafio; 5. Reflexão e feedback; 6. Resposta à pergunta inicial; 7. Avaliação do aprendizado. 

 

Apresentamos a seguir um exemplo de projeto para nosso componenete curricular eletivo (Adaptado de https://revistadigital.inesem.es/idiomas/aprendizaje-basado-en-proyectosaplicacion-en-clase-de-ele/) 

 

A PBL supõe que o estudante aborde um tema do próprio interesse mediante um  projeto criado por ele mesmo sobre um problema concreto da vida real. A PBL nas aulas de espanhol supõe pela sua vez que o projeto promova um processo de imersão cultural e linguística, mediante pesquisa e reflexão, realizado em grupos de trabalho. A interação entre os membros do grupo supõe o uso constante da língua espanhola, o que deve levar ao desenvolvimento das habilidades receptivas e produtivas. Uma vez realizado, os estudantes apresentam o resultado ou o produto final do projeto para a turma. 

 

 

Título:

Um menú tipicamente baiano

 

Tempo de realização

O tempo estimado é de quatro semanas, oito dias de aula. 

 

Pergunta  motivadora ou situação problema

Como apresentar pratos típicos baianos e turistas procedentes do mundo hispânico. 

 

 

             

Desafio proposto

Criar um cardápio comentado em espanhol, descrevendo a história dos pratos e a forma de preparação, para um restaurante local que oferece comida típica. O projeto consiste em selecionar os pratos que irão compor o cardápio – entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas, narrar parte da sua história e oferecer a receita com as instruções de preparação. 

 

Pesquisa e conteúdo

 

Os estudantes pesquisam em internet sobre pratos típicos de diferentes regiões da Bahia, sua história, e a forma de preparação. Também devem pesquisar sobre alimentos, itens de cozinha, verbos relativos às atividades culinárias em língua espanhola, sobre o turismo proveniente do mundo hispânico, frequência, volume, origem dos turistas. 

 

Cumprindo o desafio

Os estudantes socializam os resultados da pesquisa. O professor dá assistência aos diferentes grupos na seleção dos pratos do cardápio e das imagens a serem utilizadas. 

 

Neste momento o professor pode apresentar e sistematizar questões relativas à língua espanhola  necessárias para a descrição dos pratos e para as instruções de preparação. 

 

Os grupos procedem na criação do cardápio, impresso ou digital, incluindo imagens, diferentes tipografias, refletindo sobre a distribuição de imagem e texto e seus efeitos de sentido, com a orientação do professor.

 

A continuação o professor pode apresentar e sistematizar questões relativas à língua espanhola  necessárias para a cena no restaurante, ativando conhecimentos sobre cumprimentos, agradecimentos, despedidas, formas de pedir um serviço, formas de responder a um pedido, o registro formal e informal na interação e suas implicações pragmáticas. 

Os grupos procedem na criação da cena, refletindo sobre a escolha do registro formal e informal. O professor também pode, neste momento, dar assistência personalizada a estudantes e grupos na preparação da cena no restaurante.

 

Os estudantes apresentam a cena num restaurante, a partir da chegada de um grupo de turistas que desejam experimentar comida baiana. Esta atividade permite que os estudantes coloquem em prática o aprendido.

 

Reflexão e feedback

 

Momento em que se realiza uma primeira revisão e avaliação do cardápio elaborado e das descrições e receitas em língua espanhola, assim como das simulações. 

 

 

Resposta à pergunta

inicial

 

Apresentação dos cardápios elaborados pelos diferentes grupos de estudantes para a turma, ou para a comunidade escolar.

Avaliação do aprendizado

Autoavaliação do desempenho individual e grupal, e avaliação geral da atividade.

 

 

Para finalizar, ressaltamos que a elaboração de uma sequência didática que contemple esta abordagem metodológica requer de pesquisa, estudo e aprofundamento por parte do professor. Na bibliografia oferecemos algumas possíveis leituras. Em sintonia com esta abordagem, sugerimos como possíveis atividades complementares visitas presenciais e/ou virtuais a Centros Históricos/Centros de Informação e empresas de serviços que atendam o turismo; visitas virtuais aos endereços eletrônicos de jornais, revistas, televisão e órgãos de países hispano-falantes que tenham a seção turismo; leitura de diversos gêneros discursivos do campo de atuação social; utilização do kahoot para práticas de vocabulário e demais ferramentas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas; produção textual multimodal voltada para turismo e hotelaria. 

 

Concluindo, entendemos que o interacionismo sociodiscursivo, o letramento digital e a aprendizagem baseada em projetos constitui uma abordagem metodológica que atende tanto a concepção de língua adotada quanto às demandas educacionais contemporâneas.  

 

PRODUTOS:

 

Como fruto das ações desenvolvidas nesta proposta, sugerimos uma apresentação da pesquisa na área de turismo e hotelaria e sua relação com o visitante hispano-falante; uma roda de conversa com especialistas convidados; simulação de diálogos de situações de atendimento ao visitante hispano-falante; criação de um portfólio turístico em língua espanhola, constituído por guias, flyers, vídeos, avisos publicitários, entre outros gêneros; planejamento de um passeio turístico local, que envolva a observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte, entre outras possibilidades. No entanto, se recomenda que o professor fique aberto a sugestões dos próprios estudantes e aos desdobramentos do trabalho realizado.

 

PROPOSTAS PARA SOCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS:  

As produções dos estudantes poderão ser socializadas na comunidade escolar através de uma exposição sobre turismo e hotelaria na Bahia, explicitando suas potencialidades, a cultura local, o mercado de serviços, ideias de empreendedorismo, dentre outros aspectos, todos voltados para as 21 nacionalidades hispano-falante que podem visitar nosso estado, sempre tentando trazer as aproximações e o respeito pelas diferenças. Esta exposição poderá ser realizada no formato presencial ou online.

                   PROCESSOS AVALIATIVOS:     

A avaliação dos estudantes será processual e somativa, em atenção a questões linguísticodiscursivas e de produção em línguas espanholas. Porém, de acordo com a metodologia por projetos, se avaliará também o trabalho prévio colaborativo, tendo como resultado a realização de um seminário, um portfólio e uma exposição.

RECURSOS:

No que diz respeito ao espaço para o desenvolvimento da eletiva, podemos considerar a sala de aula e o ambiente virtual de aprendizagem, dependendo da disponibilidade dos estudantes. Quanto aos materiais, a eletiva irá requerer uma sala equipada com notebooks/computadores e conexão à internet, aplicativos para edição de imagem, som e vídeo, além de materiais como dicionário bilíngue, mapas, infográficos, cartazes físicos e/ou virtuais, e os tradicionais cadernos, pastas e portfólios, físicos ou virtuais. Por último, quanto aos recursos humanos, o componente curricular eletiv precisará do professor com licenciatura em língua espanhola, e poderá contar com convidados hispano-falantes, convidados especialistas da área de turismo e hotelaria que possam contribuir.

 

FONTES DE INFORMAÇÃO      

Sugerimos aqui alguns recursos e leituras que podem vir a contribuir com o trabalho do professor e a autonomia dos estudantes.

 

Gêneros diversos de interesse para o componente curricular eletiva

 

                   “Volvió    Maitena,    filósofa    y    reflexiva”,    La    Nación,    27-04-2008,    disponível    em:

//www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1007861

 

Panfleto “Promoción Aniversario Viaje Centenario – 100 años El Ateneo”.

 

Texto             “¿Cuántos       acentos           diferentes       hay      en        Latinoamérica?”           disponível       em: http://lexiophiles.com/espanhol;

 

Curta “Castellano x Español, Acentos en España y El acento neutral mexicano” adaptado e disponível em www.youtube.com;

 

Trailer “Diario de motocicleta” disponível em www.youtube.com;

 

Letra de        música            “No      me       compare”        de        Alejandro        Sanz     disponível           em www.letrasecifras.terra.com.

 

Texto “La importancia de los servicios generales para la empresa moderna” disponível em http://www.gestiopolis.com/administracion-estrategia/servicios-generales-personalempresa-moderna.htm

Sitios de interés sobre turismo y viajes

 https://www.lavanguardia.com/ocio/viajes

https://www.ngenespanol.com/

 https://www.entornoturistico.com/category/libros-de-turismo-en-pdf/

 https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/congresso-latino-americano-da-pastoraldo-turismo-vai-ate-sabado-17-em-salvador/

 https://www.hoteis.com/articles/ar003637/guia-da-cidade-de-salvador-historia-tradicao-ebelezas-naturais/

 http://www.bahia.com.br/

 http://www.bahia.com.br/zonas-turisticas/

 http://www.bahia.ba.gov.br/2018/04/noticias/turismo/bahia-intensifica-acao-promocionalem-busca-do-turista-latino-americano/

 https://portalturismototal.com.br/index.php/bahia-2/page/47/

 

Canais no Youtube  

 

Un Mundo inmenso - https://www.youtube.com/channel/UCdwdFOhBP9CoAOlHDTmTxaw

 Fernando de Noronha, la isla donde está prohibido nacer - https://www.youtube.com/watch?v=x4Wl6FSMmYY

 Islas Malvinas, el archipiélago más disputado - https://www.youtube.com/watch?v=QsiRFAnzD3Y

 Isla de Queimada Grande, el lugar más peligroso del mundo - https://www.youtube.com/watch?v=48X6Uf0USdw

 Waman Adventures - https://www.youtube.com/channel/UCTi_B-8yZIQzw1aPTJ6cEzg

 Destinos turísticos para visitar en Perú en 2021 - https://www.youtube.com/watch?v=25M9gaExDz8

 Farallones de Tecsecocha Cusco - https://www.youtube.com/watch?v=7NBQS5570f0

 

Recomendações

 El ABC del turismo - https://www.youtube.com/watch?v=DaOmtOBIg3Q&t=1s

 

SANCHO, Amparo. (org.) Introducción al turismo. Disponível em:

http://www.bogotaturismo.gov.co/sites/default/files/apoyo_bibliografico_abc_del_turismo.

pdf

 

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; ANSARAH, Marília. (Orgs.). Turismo. Como aprender, como ensinar. São Paulo: Editora Senac, 2003.

 

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PRINCIPALES FIESTAS

PRINCIPALES  EVENTOS    Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiv_asp0ay1c8edugvWte9oUKKnMGT6sDN8yY-VPnFM2tniivy6G...