domingo, 12 de janeiro de 2025

ELETIVA: BIENVENIDOS A LA BAHIA DE SAN SALVADOR - LÍNGUA ESPANHOLA PARA TURISMO E HOTELARIA

 Bienvenidos a la Bahía de San Salvador: língua espanhola para o turismo e hotelaria.

 

TÍTULO DA ELETIVA: Bienvenidos a la Bahía de San Salvador: Língua Espanhola para o Turismo e Hotelaria

AUTORES/AS:

REVISORES/AS:

ÁREA (S) DO CONHECIMENT0: Linguagens e suas tecnologias

               CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas     

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas 

 

                   EMENTA           

 

Desenvolvimento das habilidades de recepção e produção de gêneros discursivos em espanhol, escritos e orais, que circulam na esfera social do turismo, impressos ou digitais. Análise da intencionalidade discursiva, de particularidades formais e linguísticas de cada gênero, e dos efeitos de sentido projetados. Discussão dos diferentes tipos de turismo oferecidos na Bahia e no mundo hispano-falante. Levantamento do intercâmbio turístico entre a Bahia e países de fala hispana. Avaliação do impacto econômico e ambiental do turismo em Salvador, Bahia e região. Produção de um glossário voltado para turismo e hotelaria. Criação de cardápios, guias turísticos e avisos publicitários em espanhol. Uso da língua estrangeira como ferramenta de mediação e intervenção sociocultural.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr7rTDs155WoMFT8BHQVXVBOaqDN6Jmx1L3St9uC4D-5AzVLWWTUX_kyaWJwR9KC3U5YmOSihjHGAnqHSUxQS7n57cPNvuAhBqANxnl5ZaJgtMPnmwADn8nHpOJQtw7SlU4MnpONZhj2BoEocpNTW-IC4TFTp612yEcUzfQl8NTd0nkkmpAoPK8apEC4U/s320/elevador-lacerda_bahia_zarpo.jpg

APRESENTAÇÃO DA ELETIVA  

Este componente curricular eletivo apresenta o estudo da língua espanhola para fins específicos, com destaque para a área de turismo e hotelaria. Para tanto, o conhecimento da cultura e das variedades linguísticas do mundo de fala hispana adquire especial relevância, considerando o intenso intercâmbio turístico e migratório com a Bahia e o Brasil. Assim, resulta relevante uma abordagem metodológica que, partindo da leitura, atente para a análise de diferentes gêneros discursivos da área turística assim como para a comunicação em língua espanhola. Esta eletiva intenciona incentivar o interesse dos estudantes na área do turismo para o desenvolvimento de um possível projeto de vida.

                   OBJETIVO GERAL                     

Desenvolver habilidades de recepção e produção de textos orais e escritos em língua espanhola pertencentes à esfera social do turismo, com vistas a um futuro projeto de vida nesse campo de atuação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

       Investigar atividades profissionais na área do turismo e hotelaria, com ênfase no Cone Sul.

 

       Investigar os diferentes tipos de turismo disponíveis no contexto local e regional.

 

       Interpretar e produzir diversos gêneros discursivos que circulam na esfera turística, de forma a construir um repertório profissional.

 

       Identificar características culturais e interacionais da língua/cultura hispanoamericana em comparação com a língua/cultura da Bahia/Brasil.

 

       Distinguir a natureza heterogênea das línguas e culturas e a pluralidade constituinte das sociedades. 

 

       Exemplificar e comparar distintos aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos em espanhol e português. 

 

       Desenvolver a leitura e a fala, a escuta e a escrita em língua espanhola, a partir de uma abordagem comunicativa.

 

       Usar a língua espanhola para a criação de um portfólio turístico, constituído por guias, flyers, vídeos, avisos publicitários, entre outros gêneros.

 

       Planejar um passeio turístico local, que envolva a observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte.

 

       Desenvolver o letramento digital.

 

                   UNIDADE CURRICULAR           

Por seu caráter teórico-prático e investigativo, esta proposta se constitui em uma oficina de língua espanhola para o turismo e a hotelaria.

 

                   TEMAS TRANSVERSAIS DA ELETIVA                

 

Em sintonia com a Proposta de Práticas de Implementação dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta eletiva se situa no nível de complexidade intradisciplinar e propõe o cruzamento entre conteúdo e habilidades específicas da língua e cultura espanhola e brasileira com a área de turismo e hotelaria. Desta forma, se abordam os TCT de diversidade cultural e trabalho, temas que contribuem com a formação democrática e cidadã dos estudantes. 

 

Estes temas ainda se justificam porque refletem características locais, da Bahia, e da cidade de Salvador, que mantém um profícuo intercâmbio acadêmico, cultural, turístico e migratório com o mundo hispano-americano, em particular com o Cone Sul. Assim, a presente proposta de eletiva visa integrar a parte diversificada do currículo de ensino médio, uma vez que prevê o estudo de um aspecto regional, local, representativo da sociedade, da cultura e da economia em território baiano e sulamericano.

  

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS):

 

De acordo com a página das Nações Unidas Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. 

Nessa tessitura, a presente proposta de eletiva encontra afinidade com os seguintes ODS:

 

        ODS Nº4, Educação de qualidade, item 4.4: “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”.

        ODS Nº8, Trabalho decente e crescimento econômico, item 8.9: “Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais”.

        ODS Nº10, Redução das desigualdades, item 10.2: “Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra” .

        ODS Nº11, Cidades e comunidades sustentáveis, item 11.4: “Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo”.


EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

 

A eletiva proposta contempla os seguintes eixos estruturantes: 

1.      Investigação Científica.

2.      Processos criativos

3.      Mediação e intervenção sociocultural 4. Empreendedorismo 5.  

HABILIDADES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais. (EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

 

HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES

Habilidade do Eixo Investigação Científica

(EMIFLGG01)

Investigar e analisar a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

 

Habilidade do Eixo Processos Criativos

(EMIFLGG05)

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

Habilidade do Eixo Mediação e intervenção sociocultural

(EMIFLGG08)

Selecionar e mobilizar conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre formas de interação e de atuação social, artístico-cultural ou ambiental, visando colaborar para o convívio democrático com a diversidade humana e para o cuidado com o meio ambiente.

Habilidade do Eixo Empreendedorismo

(EMIFLGG12)

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

 

                   OBJETOS DE CONHECIMENTO POR UNIDADE LETIVA:          

 

Objetos do Conhecimento da 1ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul.

        Turismo cultural, turismo de trabajo, turismo de estudio.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: o formulário, o folheto turístico e o aviso publicitário, nas versões impressa e digital.

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol;

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Comunicação de informações básicas e pessoais.

        Descrição de pessoas, profissões, alojamentos, instalações e de paisagens no presente.

        Pedidos, agradecimento, cumprimentos e despedidas formais e informais;    Formulários online.

        Reservas em hotéis e agências de viagens online;    Formas de pagamento online.

        Indicação e solicitação de direções e endereços online.

        Uso de tecnologias e aplicativos para o turismo. 

        Criação de um anúncio publicitário, impresso ou digital, para o turismo na região.

 

 Objetos do Conhecimento da 2ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul..

        Turismo desportivo, turismo religioso, turismo gastronómico.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: a receita e o cardápio, nas versões impressa e digital. 

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol.

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Narração de hábitos no presente.

        Descrição de hábitos alimentares regionais e tipos de comida.

        Planejamento utilizando o futuro.

        Alimentos típicos: ingredientes e receitas.

        Instruções para preparar um prato.

        Bebidas típicas e o valor social da bebida.

        Organização e elaboração de um cardápio, em formato multimodal.

        Uso de tecnologias e aplicativos para o turismo. 

 Objetos do Conhecimento da 3ª Unidade:

        Oferta e demanda de distintas formas de turismo na Bahia e no Cone Sul.

        Turismo rural, turismo de aventura, turismo de descanso.

        Manifestações culturais na Bahia e no Cone Sul.

        Gêneros discursivos que circulam na esfera do turismo: o documentário ou vídeo informativo.

        O texto informativo/descritivo/expositivo.

        Léxico específico para a área de turismo e hotelaria em espanhol.

        Aspectos discursivos, pragmáticos, lexicais, sintáticos, morfológicos, fonéticos e ortográficos do espanhol e do português.

        Narração de eventos passados.

        Temporadas turísticas. 

        Meios de transporte e passagens.

        Formas de pagamento, números e moedas.

        As datas e a hora.

        Organização de viagens para distintos tipos de clientes, com procura de ofertas para reserva de transporte e hotel.

        Organização de uma excursão turística local, para observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte.

        Criação de um guia  turístico multimodal.

        Criação de um portfólio dos serviços turísticos oferecidos, fazendo uso dos diversos gêneros estudados, envolvendo diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; etc.).

 

 

 

METODOLOGIA

 

Uma abordagem metodológica condizente com as demandas da sociedade atual precisa incorporar o uso de tecnologias digitais, uma vez que nossos estudantes já se encontram imersos no mundo virtual e na cibercultura. A escola não deve se manter à margem dessa realidade. Como não dispomos de livro didático para esta eletiva, o professor deverá lançar mão da sua criatividade e autonomia na elaboração do próprio material, tendo a ética, a liberdade, a democracia, a justiça social, a pluralidade, a solidariedade e a sustentabilidade como princípios norteadores. 

 

Assim, nossa proposta metodológica para a Oficina de espanhol para turismo e hotelaria se nutre das discussões e conceituações desenvolvidas em torno ao enfoque sociocultural da linguagem, o letramento digital e as metodologias ativas. 

 

Por um lado, entendemos que por se tratar de um componente curricular de língua espanhola, deve-se privilegiar o enfoque sociocultural da linguagem. Isto quer dizer priorizar a noção de linguagem na sua natureza dialógica, histórica e comunicativa; que envolve não apenas aspectos cognitivos individuais mas condições de produção dos textos, interlocutores e as instituições onde estes circulam. Desta forma, o texto é compreendido como uma atividade social contextualizada, que requer não só acionar estratégias cognitivas de leitura mas também distinguir o propósito do leitor, a intencionalidade do texto, e os gêneros do discurso em suas duas dimensões: sua forma e particularidades linguísticas e as esferas de atividade social onde circulam (o âmbito do turismo, educação, religião, justiça, cotidiano, etc.) Nossa proposta de eletiva se situa no campo de atividade social do turismo e hotelaria, na qual circulam gêneros como orçamentos, reservas, contratos de prestação de serviços, comprovantes de compra, passagens, formulário de registro de hóspedes, flyers e vídeos informativos, anúncios publicitários, documentários, sites de reservas de hotelaria, cardápios, guias turísticos, entre outros, tanto na modalidade impressa como digital. Além do mais, tratase de uma área inter/transdisciplinar, posto que se encontra com a história, a geografia, a economia, o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente, a cultura. Esta concepção de língua encontra sustento nos preceitos didático-pedagógicos do interacionismo sociodiscursivo.

 

Por outro lado, em acordo com Carla Coscarelli (2016, p.16), entendemos que a inserção de tecnologias digitais na vida cotidiana dos estudantes tem gerado, além de mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas, grandes mudanças nas práticas de leitura. Para Coscarelli (2016, p.16) isto se deve à emergência de textos híbridos, que associam ícones, sons, imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos, modificando o processamento de informações e a construção de significados. Ao mesmo tempo, a tela passou a ser o principal suporte para a reconfiguração dos objetos de leitura, e a internet, o ambiente para o desenvolvimento de novas formas de participação e hábitos de leitura, ubíquos, plurais, menos hierárquicos e menos lineares (Coscarelli, 2016, p. 16) Ainda concordamos com Coscarelli em que, conectados à internet, temos acesso a inúmeros textos de gêneros diferentes, com discursos de etnias, religiões, ideologias, culturas idiomas e contextos diferentes. Assim, as habilidades tradicionais de ouvir e falar, ler e escrever, se realizam mediante uma grande variedade de gêneros discursivos, que se apresentam em múltiplos suportes, por estarem imersos na cultura digital. 

 

Esta realidade traz para a educação a responsabilidade de formar novos leitores. Para Coscarelli (2016, p.21) já não é suficiente desenvolver uma pedagogia para o letramento impresso, mas é preciso preparar os estudantes para o letramento digital, com competências e formas de pensar adicionais. E acrescenta que o desafio consiste em incorporar ao ensino da leitura não só textos em diferentes mídias (jornais impressos e digitais, formulários online, músicas, sites, blogs, e outros), mas também formas de lidar com eles. 

 

Para a autora, a multiplicidade de textos que transitam pela rede demandam, para além das habilidades requeridas na leitura do impresso, habilidades de navegação adicionais e a construção de associações, projeções e inferências rápidas e eficazes. Por exemplo, o usuário/leitor precisa compreender a função dos links e identificar ícones e signos próprios do ambiente digital, como curtir e comentar no Facebook, selecionar emoticons no Whatsapp, inserir imagens, enviar fotos, publicar comentários. Assim, conclui que o letramento digital exige tanto a apropriação da tecnologia (por exemplo, como usar o mouse, o teclado, a barra de rolagem, etc.) quanto o desenvolvimento da habilidade de produzir associações e compreender a interação nos espaços multimidiáticos (por exemplo, selecionar conteúdo para uma rede de relacionamentos, distinguir informação relevante e confiável na internet, navegar em um site de pesquisa, construir um blog, usar a linguagem mais apropriada em emails pessoais e profissionais).

 

Nesta tessitura, concordamos com Bacich e Moran (2018) em que é preciso trazer para o âmbito educacional novas metodologias com base em atividades, desafios, problemas e jogos, para estimular a autonomia e a colaboração dos estudantes na aprendizagem. Estas metodologias permitem que cada estudante aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com sua necessidade, além de aprender também com os outros estudantes em grupos e projetos, sob supervisão de professores orientadores. Para os autores, a aprendizagem se constrói num processo equilibrado entre a elaboração coletiva, por meio da colaboração em grupos, e a personalizada, onde cada estudante segue um percurso individualizado. Ainda para os autores a aprendizagem acontece nesse movimento fluido e constante entre a comunicação grupal e a individual, em um processo de reelaboração permanente. 

 

Considerando a estrutura disciplinar do currículo escolar, sugerimos priorizar um envolvimento maior dos estudantes com sua própria aprendizagem mediante a adoção de metodologias ativas, em particular a denominada aprendizagem por projetos (PBL, em inglês). De acordo com Marcela Lorenzoni (2020) a PBL relaciona a construção de conhecimento à investigação e a proposta de soluções para situações reais, unindo de forma inseparável o aprender e o fazer. Nesta metodologia, não cabe ao professor expor todo o conteúdo, senão que são os próprios estudantes que vão à procura dos conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do professor no papel de facilitador. Como cada estudante realiza seu próprio percurso investigativo para atingir uma meta comum ao grupo, a PBL permite trabalhar a inter/transdisciplinariedade, envolvendo competências e temáticas de diversos componenetes curriclares escolares. Esta metodologia propicia a autonomia dos estudantes, incentiva a curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal. É na fase final, com a produção de resultados, que a tecnologia se faz mais presente no processo, uma vez que os estudantes podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo tabelas e (info)gráficos, vídeos, etc. Lorenzoni (2020) descreve os sete passos constituintes da PBL: 1. Pergunta motivadora; 2. Desafio proposto; 3. Pesquisa e conteúdo; 4. Cumprindo o desafio; 5. Reflexão e feedback; 6. Resposta à pergunta inicial; 7. Avaliação do aprendizado. 

 

Apresentamos a seguir um exemplo de projeto para nosso componenete curricular eletivo (Adaptado de https://revistadigital.inesem.es/idiomas/aprendizaje-basado-en-proyectosaplicacion-en-clase-de-ele/) 

 

A PBL supõe que o estudante aborde um tema do próprio interesse mediante um  projeto criado por ele mesmo sobre um problema concreto da vida real. A PBL nas aulas de espanhol supõe pela sua vez que o projeto promova um processo de imersão cultural e linguística, mediante pesquisa e reflexão, realizado em grupos de trabalho. A interação entre os membros do grupo supõe o uso constante da língua espanhola, o que deve levar ao desenvolvimento das habilidades receptivas e produtivas. Uma vez realizado, os estudantes apresentam o resultado ou o produto final do projeto para a turma. 

 

 

Título:

Um menú tipicamente baiano

 

Tempo de realização

O tempo estimado é de quatro semanas, oito dias de aula. 

 

Pergunta  motivadora ou situação problema

Como apresentar pratos típicos baianos e turistas procedentes do mundo hispânico. 

 

 

             

Desafio proposto

Criar um cardápio comentado em espanhol, descrevendo a história dos pratos e a forma de preparação, para um restaurante local que oferece comida típica. O projeto consiste em selecionar os pratos que irão compor o cardápio – entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas, narrar parte da sua história e oferecer a receita com as instruções de preparação. 

 

Pesquisa e conteúdo

 

Os estudantes pesquisam em internet sobre pratos típicos de diferentes regiões da Bahia, sua história, e a forma de preparação. Também devem pesquisar sobre alimentos, itens de cozinha, verbos relativos às atividades culinárias em língua espanhola, sobre o turismo proveniente do mundo hispânico, frequência, volume, origem dos turistas. 

 

Cumprindo o desafio

Os estudantes socializam os resultados da pesquisa. O professor dá assistência aos diferentes grupos na seleção dos pratos do cardápio e das imagens a serem utilizadas. 

 

Neste momento o professor pode apresentar e sistematizar questões relativas à língua espanhola  necessárias para a descrição dos pratos e para as instruções de preparação. 

 

Os grupos procedem na criação do cardápio, impresso ou digital, incluindo imagens, diferentes tipografias, refletindo sobre a distribuição de imagem e texto e seus efeitos de sentido, com a orientação do professor.

 

A continuação o professor pode apresentar e sistematizar questões relativas à língua espanhola  necessárias para a cena no restaurante, ativando conhecimentos sobre cumprimentos, agradecimentos, despedidas, formas de pedir um serviço, formas de responder a um pedido, o registro formal e informal na interação e suas implicações pragmáticas. 

Os grupos procedem na criação da cena, refletindo sobre a escolha do registro formal e informal. O professor também pode, neste momento, dar assistência personalizada a estudantes e grupos na preparação da cena no restaurante.

 

Os estudantes apresentam a cena num restaurante, a partir da chegada de um grupo de turistas que desejam experimentar comida baiana. Esta atividade permite que os estudantes coloquem em prática o aprendido.

 

Reflexão e feedback

 

Momento em que se realiza uma primeira revisão e avaliação do cardápio elaborado e das descrições e receitas em língua espanhola, assim como das simulações. 

 

 

Resposta à pergunta

inicial

 

Apresentação dos cardápios elaborados pelos diferentes grupos de estudantes para a turma, ou para a comunidade escolar.

Avaliação do aprendizado

Autoavaliação do desempenho individual e grupal, e avaliação geral da atividade.

 

 

Para finalizar, ressaltamos que a elaboração de uma sequência didática que contemple esta abordagem metodológica requer de pesquisa, estudo e aprofundamento por parte do professor. Na bibliografia oferecemos algumas possíveis leituras. Em sintonia com esta abordagem, sugerimos como possíveis atividades complementares visitas presenciais e/ou virtuais a Centros Históricos/Centros de Informação e empresas de serviços que atendam o turismo; visitas virtuais aos endereços eletrônicos de jornais, revistas, televisão e órgãos de países hispano-falantes que tenham a seção turismo; leitura de diversos gêneros discursivos do campo de atuação social; utilização do kahoot para práticas de vocabulário e demais ferramentas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas; produção textual multimodal voltada para turismo e hotelaria. 

 

Concluindo, entendemos que o interacionismo sociodiscursivo, o letramento digital e a aprendizagem baseada em projetos constitui uma abordagem metodológica que atende tanto a concepção de língua adotada quanto às demandas educacionais contemporâneas.  

 

PRODUTOS:

 

Como fruto das ações desenvolvidas nesta proposta, sugerimos uma apresentação da pesquisa na área de turismo e hotelaria e sua relação com o visitante hispano-falante; uma roda de conversa com especialistas convidados; simulação de diálogos de situações de atendimento ao visitante hispano-falante; criação de um portfólio turístico em língua espanhola, constituído por guias, flyers, vídeos, avisos publicitários, entre outros gêneros; planejamento de um passeio turístico local, que envolva a observação de paisagens, grutas, árvores, cursos e espelhos de água ou aves e animais de pequeno porte, entre outras possibilidades. No entanto, se recomenda que o professor fique aberto a sugestões dos próprios estudantes e aos desdobramentos do trabalho realizado.

 

PROPOSTAS PARA SOCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS:  

As produções dos estudantes poderão ser socializadas na comunidade escolar através de uma exposição sobre turismo e hotelaria na Bahia, explicitando suas potencialidades, a cultura local, o mercado de serviços, ideias de empreendedorismo, dentre outros aspectos, todos voltados para as 21 nacionalidades hispano-falante que podem visitar nosso estado, sempre tentando trazer as aproximações e o respeito pelas diferenças. Esta exposição poderá ser realizada no formato presencial ou online.

                   PROCESSOS AVALIATIVOS:     

A avaliação dos estudantes será processual e somativa, em atenção a questões linguísticodiscursivas e de produção em línguas espanholas. Porém, de acordo com a metodologia por projetos, se avaliará também o trabalho prévio colaborativo, tendo como resultado a realização de um seminário, um portfólio e uma exposição.

RECURSOS:

No que diz respeito ao espaço para o desenvolvimento da eletiva, podemos considerar a sala de aula e o ambiente virtual de aprendizagem, dependendo da disponibilidade dos estudantes. Quanto aos materiais, a eletiva irá requerer uma sala equipada com notebooks/computadores e conexão à internet, aplicativos para edição de imagem, som e vídeo, além de materiais como dicionário bilíngue, mapas, infográficos, cartazes físicos e/ou virtuais, e os tradicionais cadernos, pastas e portfólios, físicos ou virtuais. Por último, quanto aos recursos humanos, o componente curricular eletiv precisará do professor com licenciatura em língua espanhola, e poderá contar com convidados hispano-falantes, convidados especialistas da área de turismo e hotelaria que possam contribuir.

 

FONTES DE INFORMAÇÃO      

Sugerimos aqui alguns recursos e leituras que podem vir a contribuir com o trabalho do professor e a autonomia dos estudantes.

 

Gêneros diversos de interesse para o componente curricular eletiva

 

                   “Volvió    Maitena,    filósofa    y    reflexiva”,    La    Nación,    27-04-2008,    disponível    em:

//www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1007861

 

Panfleto “Promoción Aniversario Viaje Centenario – 100 años El Ateneo”.

 

Texto             “¿Cuántos       acentos           diferentes       hay      en        Latinoamérica?”           disponível       em: http://lexiophiles.com/espanhol;

 

Curta “Castellano x Español, Acentos en España y El acento neutral mexicano” adaptado e disponível em www.youtube.com;

 

Trailer “Diario de motocicleta” disponível em www.youtube.com;

 

Letra de        música            “No      me       compare”        de        Alejandro        Sanz     disponível           em www.letrasecifras.terra.com.

 

Texto “La importancia de los servicios generales para la empresa moderna” disponível em http://www.gestiopolis.com/administracion-estrategia/servicios-generales-personalempresa-moderna.htm

Sitios de interés sobre turismo y viajes

 https://www.lavanguardia.com/ocio/viajes

https://www.ngenespanol.com/

 https://www.entornoturistico.com/category/libros-de-turismo-en-pdf/

 https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/congresso-latino-americano-da-pastoraldo-turismo-vai-ate-sabado-17-em-salvador/

 https://www.hoteis.com/articles/ar003637/guia-da-cidade-de-salvador-historia-tradicao-ebelezas-naturais/

 http://www.bahia.com.br/

 http://www.bahia.com.br/zonas-turisticas/

 http://www.bahia.ba.gov.br/2018/04/noticias/turismo/bahia-intensifica-acao-promocionalem-busca-do-turista-latino-americano/

 https://portalturismototal.com.br/index.php/bahia-2/page/47/

 

Canais no Youtube  

 

Un Mundo inmenso - https://www.youtube.com/channel/UCdwdFOhBP9CoAOlHDTmTxaw

 Fernando de Noronha, la isla donde está prohibido nacer - https://www.youtube.com/watch?v=x4Wl6FSMmYY

 Islas Malvinas, el archipiélago más disputado - https://www.youtube.com/watch?v=QsiRFAnzD3Y

 Isla de Queimada Grande, el lugar más peligroso del mundo - https://www.youtube.com/watch?v=48X6Uf0USdw

 Waman Adventures - https://www.youtube.com/channel/UCTi_B-8yZIQzw1aPTJ6cEzg

 Destinos turísticos para visitar en Perú en 2021 - https://www.youtube.com/watch?v=25M9gaExDz8

 Farallones de Tecsecocha Cusco - https://www.youtube.com/watch?v=7NBQS5570f0

 

Recomendações

 El ABC del turismo - https://www.youtube.com/watch?v=DaOmtOBIg3Q&t=1s

 

SANCHO, Amparo. (org.) Introducción al turismo. Disponível em:

http://www.bogotaturismo.gov.co/sites/default/files/apoyo_bibliografico_abc_del_turismo.

pdf

 

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; ANSARAH, Marília. (Orgs.). Turismo. Como aprender, como ensinar. São Paulo: Editora Senac, 2003.

 

domingo, 14 de janeiro de 2024

EL PENSAMIENTO EN ESPAÑOL

EL PENSAMIENTO EN EL ESPAÑOL 

 

“El peor enemigo de un gobierno corrupto es un pueblo culto”.  

“Antes de hacerte Cristiano, hindu o musulmán, hazte primero humano”.  

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcFTl3L7oBzGZssEEww-_-hc1NhEQQTl-qVeBpuZ3XT1hktJfdKqots7x7Sr5JkRfh65RAr8nrMJX1LfhU6dTwadDla3Xh7plwziwwH7qeLUeaLaw-RC32yVueKOU5M1qeootaMpyaM0Jr_G5a6W1ZZaDmnb5QyP_D4ACM3n-KAY4CayVQfpTEKN3WC5U/s1600/espanol.jpg

 

“Las palavras tienen alas y las acciones raíces...”. 

“El primer paso es estabelecer que algo es posible, entonces es probable que ocurra”. 

“La lectura es a la mente lo que el ejercício al cuerpo”. 

“La forma más elevada de inteligéncia consite em pensar de manera creativa”. 

“Los mejores regalos que puedes dar a tus hijos son las raíces de la alas de la independência. (Denis Waltley) 

“La cualidad suprema del liderazgo es la integridade”. (Dwiyht Elsenhower) 

“El deporto delega en el cuerpo algunas de las virtudes más flertes del alma: la energia, la audácia, la paciência”. (Jean Hippolyte) 

“El que lee mucho y anda mucho, ve mucho y sabe mucho”. (Miguel de Cervantes) 

“Nosotros tenemos que ser el cambio que queremos ver en el mundo”. (Mahatma Gandhi) 

“Las oportunidades grandes nacen de haber sabido aprovechar las pequenas”. (Bill Gates) 

“Si tus acciones inspiran a otros a soñar más aprender más hacer más y convertirse en algo más, entonces eres un líder”. (John Quiny Adams) 

“El respeto al derecho ajeno es la paz”, (Benito Juarez) 

“No importa cúan lento camines mientras camines”. (Confucio) 

“Un problema bien encarado es un problema médio resuelto”. (Charles Kettering) 

“No hay caminho para la paz, la paz es el caminho”. (Mahatma Gandhi) 

“Es preciso mostrar a los alumnos que lo trabajo y la vida de ellos son parte de lo trabajo y de la vida de el país”. 

“Escucha a tu voz interior y sigue adelante, aún cuando las personas te digan que no puedes hacerlo”. (Mary Lou Cook) 

“Los obstáculos son essas cosas espantosas que ves en cuando apartas los ojos de tu meta”. (Henry Ford) 

“No cambies la salud por la riqueza, ni la liberdad por el poder”. (Benjamin Franklin) 

“Ningún viento será bueno para quien no sabe a qué puerto se encamina”. (Sêneca) 

“Un hombre que no se alimenta de sus sueños envejece pronto”.(Willian Shakespeare) 

“Cuando dicen que soy demasiado viejo para hacer una cosa, procuro hacerla enseguida”. (Pablo Picasso) 

“La bondad es la cadena de oro que enlaza a la sociedade”. (Johann W. Goethe) 

“La peor derrota de una persona es cuando perde su entusiasmo”. (H.W.Arnold) 

“La educación genera confianza. La confianza genera esperanza. La esperanza genera paz”. (Confúcio) 

“Desarrolla una pasión por aprender. Si lo haces, nunca dejarás de crecer”. (Anthony J. D’Angelo) 

“Cree en ti mismo y en lo que eres. Se consciente de que hay algo en tu interior que es más grande que cualquier obstáculo”. (Christian D. Larson) 

“Qué sería de la vida si no tuvieramos el valor de intentar algo nuevo cada día”. (Vicent Van Gogh) 

“Un maestro es una brújula que activa los imanes de la curiosidad el conocimiento y la sabiduria en el alumno”. (Ever Garrison) 

“Nadie puede volver atrás y comenzar de nuevo, pero cualquiera puede comenzar hoy mismo y hacer un nuevo final”. (Mary Robinson) 

“La verdad jamás daña a una causa que es justa”. (Mahatma Gandhi) 

“La educación es la preparación  y a la vida completa”. (Spencer Johnson) 

“El cambio es ley de vida. Cualquiera que sólo mire al passado o al presente, se perderá el futuro”. (John F. Kennedy) 

“Tus acciones positivos combinados con pensamentos positivos resultan em el éxito”. (Shiv Khera) 

“Sólo es posible avanzar cuando se mira lejos. Solo cabe progresar cuando se piensa en grande”. (José Ortega y Gasset) 

“La vida es una obra teatral que no importa cúanto haya sido representada”. (Lucio Anneo Sêneca) 

“El talento se cultiva en la soledad, el carácter se forma en las tempestuosas oleadas del mundo”.  (Goethe) 

“La energia y la persistência conquistan todas las cosas”. (Benjamin Franklin) 

“Una importante clave del éxito es la autoconfianza. Uma importante clave de la autoconfianza es la preparación”. (Arthur Ashe) 

“Vive de tal manera que, cuando tus hijos piensen  en justicia, cariño y integridade, piensen em ti”. (H. Jackson Brown) 

“No basta tener buen ingenio; lo principal es aplicarlo bien”. (René Descartes) 

“La cortesia es hermana de la caridad”. (San Francisco de Assis) 

“Saber es acordarse”. (Aristóteles) 

“El que sabe ler sabe y ala más difícil de las artes”. ( Duclós) 

“Si no hubiera sido poeta, seria constructor de casas”. (Pablo Neruda) 

“La belleza de tener está en compartir”. (Toni Melendez) 

“Las ideas morales están en nuestro espíritu; en la voluntad que las ama, en el corazón que las siente.” (Jaime Balmes) 

“El agradecimiento es la memoria del corazón”. (Anónimo) 

“El papel del arquitecto es crear hoy el pasado del mañana”. (Oscar Niemeyer) 

“Descansar es salud”. 

“La libertad no consiste en hacer lo que se quiere, sino en hacer lo que se debe”. 

“Del agua mansa me libre Dios, que de la brava me guardaré yo”. 

“La verdad amarga y la mentira es dulce”. 

“Donde hay una voluntad, hay un camino”. (Idel Becker) 

“La felicidad no es cosa fácil: es difícil encontrarla en nosotros mismos y imposible hallarla en otra parte”. (Idel Becker) 

“Creo que si mirarmos siempre al cielo, acabaríamos teniendo alas”. (Flaubert) 

“La calidad nunca es un accidente,  siempre es resultado de un esfuerzo de la inteligência”. (John Ruskiin) 

“No duermas para descansar, duerme para soñar. Porque los sueños están para cumplirse”. (Walt Disney) 

“No hay formulas secretas para el éxito. Es el resultado de tu preparación, trabajo duro y aprender de los errores”. (Colin Powell) 

“Educar la mente sin educar el corazón no es educar en absoluto”. (Aristóteles) 

“Cree en ti mismo. Eres más valiente de lo que crees, más talentoso de lo que sabes, y más capaz de lo que imaginás”. (Roy T. Bennett) 

“Un propósito noble inspira sacrifício, estimula la innovación y anima la perseverancia”. (Gary Hamel) 

“Nuestra recompensa se encuentra en el esfuerzo y no en el resultado. Un esfuerzo total es una victoria completa”. (Mahatma Gandhi) 

“Los sueños sin metas, son sólo sueños; y te llevarán a desilusiones. Las metas, son el camino hacia tus sueños; pero no se pueden lograr sin diciplina y consistência. (Denzel Washington) 

“No nos atrevemos a muchas cosas porque son dificiles, pero son dificiles porque no nos atrevemos a hacerlas”. (Lucio Anneo Sêneca) 

“Los libros son entre mis consejeros, los que más me agradan, porque ni el temor ni la esperanza les impiden decirme lo que debo hacer”. 

“Nada és mas potente de que una idea que llegó em lo tempo certo”. (Victor Hugo) 

“La palavra no es para encubrir la verdad, sino para decirla”. (José Martí) 

“Nada tarda tanto como aquello que no se empieza”. (Alain) 

“Trata a los demás como quieras que te traten, porque lo que se siembra se cosecha”. (Gonzalo Andrés Muñoz) 

“Me he arrepentido muchas veces de haber hablado, jamás de haber calados”.  

“Se necesitan dos años para aprender a hablar y sessenta para aprender a calr”. (Ernest Hemingway) 

“Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento, sino la certidumbre” (Bertrand Russell) 

“Solamente la educación puede hacer que una persona llegue a ser persona. Una persona no es más que lo que la educación hace de ella”. 

“Entre las grandes cosas que no podemos hacer y las pequeñas que no hacemos el peligro está em no hacer ninguna”.  

 “La vida es un milagro que debemos celebrar todos los días.”

“La fe hace al fuerte.”

”Sueña sin miedo y ama sin limites.”

“La bondad es la forma más pura de caridad.”

“Sonreír es el mejor remédio.”

“La victoria siempre há sido de aquellos que nunca lo dudaron.”

“Soltemos los celulares y miremos a los ojos.”

“Los libros van siendo el único lugar de la casa donde todavia se puede estar tranquilo.” Júlio Cortázar

“Las pequeñas cosas de la vida... me dan la felicidad.”

“Quien canta sus males espanta.”

“Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.”

“Mira la luz de frente y las sombras quedarán a tus espaldas.”

“La libertad no consiste en hacer lo que se quiere, sino en haces lo que se debe.”

“Aprender una lengua es abrir una puerta y descobrir muchos mundos.”

“Hacer el bien sin mirar a quien.”

“La verdad nos hace libres... y el amor nos hace esclavos.”

“Los caminos dificiles conducen a destinos hermosos.”

“No dejes de sonar.”

“Nuestra felicidad depende de nosotros mismo. “ Aristóteles

“Conocimiento es poder.” Francis Bacon

“La clave de la felicidad humana es una mente equilibrada.”

“Nuestra misión en la tierra es descobrir nuestro próprio camino.”

 “Nunca seremos felices si vivimos un tipo de vida ideado por outra persona.”

“Nunca existió una buena guerra y tampoco una mala paz.”Franklin

“La paz no es solamente nuestro objetivo final, sino también, la única manera en la que lograremos nuestro objetivo.” Martin Luther King

“Las ideas Morales están en nuestro espíritu; en la voluntad que las ama, en el corazón que las siente.” Pablo Neruda

“Las siestas son recomendables para refrescar la mente y ser más creativo”. Albert Einstein

“Si estás buscando una forma de crecer y mejorar te animo a que empieces por la lectura.”

“Los ojos son el espejo del alma.”

“Una pintura es um poema sin palabras.”

“El amor es la poesia de los sentidos.”

“El mundo es un gran escenario, y la gente, simples actores.” William Shakespeare

"El mundo es mi país, la humanidad son mis Hermanos y hacer el bien, mi religion.”

“El mejor homenaje que puede tributarse a las personas buenas, es imitarlas.”

“El secreto de la paz está en el respeto de los derechos humanos.”

“Por ser perseverante, la tortuga llegó al Arca de Noé.”

“Toda accion trae su concecuencia... responsabilizate por ella.”

“Cuando quieres algo, todo el universo conspira para que realices tu deseo.”

“Las cosas mas lindas de la vida no pueden ser vistas ni tocadas pero si sentidos por el corazón.”

“El futuro pertenece a aquellos que creen en la belleza de sus sueños.”

“Cuando hables, procura que tus palabras sean mejores que el silencio.”

“Si eres paciente en un momento de ira, escaparás a cien días de tristeza.”

“En la vida no hay prêmios ni castigo, sino consecuencias.”

“Deberíamos usar el pasado como trampolín y no como sofá.”

“Quien no compreende una mirada tampoco comprenderá una larga explicación.”

“Gracias a la vida.

Que me ha dado tanto.”

“Fe es la certeza de lo que se espera, la convicción de lo que no se ve.”

“Dios tiene el control en todo momento.”

“Todo lo que Dios hace es perfecto.”

“Somos dueños de nuestro destino. Somos capitanes de nuestra alma.”

“Si no sueñas nunca encontrarás lo que hay más allá de tus sueños.”

“Nada se ha logrado nada sin entusiasmo.”

“Cuando apuntas con el dedo, recuerda que tres dedos te senalan a ti.”

“Enseñar es aprender dos veces.”

“El amor está en el aire, trata de respirarlo.”

“El éxito en la vida consiste en seguir siempre adelante.”

“Si no quieres correr riesgos en la vida, ya has decidido que no deseas crecer."

"Un viaje de miles de quilômetros debe comenzar por un solo paso.”

“Todos los caminos son uno. El caminho de tu vida eres tú.”

“Vivir es nacer en cada instante.”

“Nada hay tan importante como el momento presente.”

“A cada edade le cae bien una conduta diferente.”

“Si quieres vivir una vida feliz, átala a una meta, no a una persona o a un objeto.” Einstein

“Cuando las cosas se hacen con cariño salen mucho mejor.”

“Las oportunidades se multiplican a medida que se van aprovechando.”

“Cuando tu sabes quien eres, la opinión de los demas, no cuenta...”

“La felicidad nunca disminuye cuando se comparte.”

“Un aplauso a mi corazón, por aguantar tantas cosas.”

“La vida solo te enseñará lo que estes dispuesto a aprender.”

“Dios renueva nuestro amor la cada día.”

“Cuanto más se lee, menos se imita.”

“Donde una puerta se cierra outra se abre.”

“Oír o leer sin reflexionar es una ocupación inútil.”

“El futuro está oculto detrás de los hombres que lo hacen.”

“LEER es más que un passaporte universal. Mente iluminada, sin moverse de su lugar.”

“Cuando creas en ti, ni el cielo será tu límite.”

“La inspiración que buscas, ya está dentro de ti.

Quedate en silencio y escucha.”

“Nada es tan contagioso como el ejemplo.”

“La mejor medicina para el alma es la dulzura de outro ser humano.”

“Emborráchate de literatura porque tú ressaca será la cultura.”

“Solo tenemos control en dos momentos en nuestra vida: el aqui y ela hora.”

“Nunca dejes de aprender, la vida nunca te dejará de enseñar.”

“Hay un juez llamado tiempo, que pone a todos en su lugar.”

“Nadie se CRUZA en tu CAMINO por CASUALIDAD y tu no ENTRAS en la vida de nadie , SIN ninguna RAZÓN.”

“La vida te está observando, brindale un buen espectáculo.”

“Podrán cortar todas las flores, pero no podrán detener la primavera.” Pablo Neruda

“Escribe em mayúsculas con tus acciones y en minúsculas con tus intenciones.”

“Nunca desistas de tus sueños, sigue las señales.”

“Planta tu próprio jardín y decora tu própia alma, en lugar de esperar a que alguien te traiga flores.”

“Juzgar una persona no define lo que es; define quien eres TÚ.”

“Los limites de mi idioma son los limites de mi mundo.”

“Las acciones son mucho más sinceras que las palabras.”

“Sin inteligencia, el hombre es ciego; sin sentimiento, inerte; sin voluntad, esclavo.”

“Lo suceso viene para quiene no desiste.”

“Cuanto mas usted aprende, mejor se vive.”

“No duermas para descansar, duerme para soñar. Porque los sueños están  para cumplirse.” Walt Disney

“La energía y la persistencia conquistan todas las cosas.”

“Tus acciones positivos combinados con pensamientos positivos resultan en el éxito.”

“La educación es la preparación y a la vida completa.”

“Desarrolla una pasión por aprender. Si lo haces, nunca dejarás de crecer.”

“Un hombre que no se alimenta de sus sueños envejece pronto.”

“Hoy un lector; mañana un líder.”

“Todos los objetivos se realizan con esfuerzo y decisión.”

“La vida pasa y se lleva parte de nuestra historia, pero nunca se llevará nuestros recuerdos.”

“Estudiar és abrir el camino para un futuro mejor.”

“La vida te pondrá obstáculos, pero los limites los pones TÚ.”

“Sigo creyendo que la gente tiene buen corazón.”

 

 

 

 

 

ARTÍCULO INFORMATIVO/EDUCATIVO: LA HISTORIA DE UN OBJETO QUERIDO: ESCRITURA CREATIVA Y PERSONAL -

  ARTÍCULO INFORMATIVO/EDUCATIVO: LA HISTORIA DE UN OBJETO QUERIDO: ESCRITURA CREATIVA Y PERSONAL Erik le entregó la caja azul a su abuela...